17.1.06

Sobre música....na igreja...(by Ana Paula Peixer)

Uma amada amiga me perguntou sobre história da música e sobre manifestações musicais diversas na igreja...

Segue um "estudo" com a resposta....

Boa leitura amigos....

Oi , referente às tuas perguntas quanto à musica e assuntos afins na Bíblia....

Na verdade acho que encontrei respaldo bíblico bem significativo........

Acho que talvez nem precisemos entrar em méritos históricos.....creio que o Deus criador....do som, da luz e tudo o que há, porque afinal de todas as contas....tudo o que existe está, e " é" pela força do SEU PODER !
.....................................................................................................
João 1:3Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
....................................................................................................
Então partindo do pressuposto de que ELE criou todas as coisas....

TUDO, absolutamente TUDO é feito e foi criado para o SEU LOUVOR, partindo também da premissa de que o próprio João viu pessoas de todos os povos, línguas e nações diante DELE no apocalipse....
.....................................................................
Apocalipse 7:9Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
.....................................................................
Bom, provavelmente se João percebeu povos , línguias e nações é porque há....diferença perceptível entre eles, na revelação do Espírito.......ou seja, manifestações culturais e feições de rostos diversificados.....na verdade a Igreja de Cristo infelizmente, não vive a verdade de que ELE remiu para sí, todos os povos tribos e nações e os remiu e os fez UM NELE.....na cruz, ou seja, ELE PAGOU O PREÇO e remiu TODOS PARA Sí em SEU SANGUE !!!

Então quem somos qualquer um de nós para julgar ou qualificar ou desqualificar qualquer manifestação cultural diante DAQUELE que remiu todos os povos para si?????
.................................................................................................


2Cor.5:18Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
Quem somos nós para julgar, qualificar ou desqualificar sons e manifestações artísitcas se ELE subiu e levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens???
...................................................................................................

Quem somos nós para julgar ou qualificar ou desqualificar Aquele que por sí MESMO escolheu nos criar únicos e exclusivos, diferentes uns dos outros e AINDA POR CIMA COM LIVRE ARBÍTRIO porque ELE mesmo queria que O amássemos livremente por nossa escolha e depositou dentro de nós a SUA própria VIDA porque talvez ELE mesmo queria que O surpreendêssemos com nossas atitudes de adoração e talvez porque ELE queria ver o que surgiria dentro de nossa alma originalmente......a partir dos dons e do entendimento que ELE nos deu para Ele proprio usufruir de nós, como seu jardim fechado e se deleitar em nós com nossas criações, produções e manifestações que partem DELE MESMO em nós...?????....
....................................................................................................
Efésios 4:8Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.
..............................................................................
Ah, e saibamos que os DONS são IRREVOGÁVEIS....hehehehe
..............................................................................
Romanos 11:29porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis
..............................................................................
2 Samuel 6:5Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos.
...............................................................................
1 Crônicas 15:16Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria.
...............................................................................
Salmo 150Doxologia final

1Aleluia!Louvai a Deus no seu santuário;louvai-o no firmamento, obra do seu poder.2Louvai-o pelos seus poderosos feitos;louvai-o consoante a sua muita grandeza.3Louvai-o ao som da trombeta;louvai-o com saltério e com harpa.4Louvai-o com adufes e danças;louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.5Louvai-o com címbalos sonoros;louvai-o com címbalos retumbantes.6Todo ser que respira louve ao Senhor.Aleluia!

Agora, pensando sobre todos estes instrumentos juntos?Acho que fica bem pesado né?
Acho que dá muito barulho né?
Acho que na verdade barulho santo para DEUS é coisa de DEUS, movida pelo Espírito de DEUS...naum achas???

Um abraço no amor de DEUS !

Ana Paula Peixer