17.1.06

" O status quo Gospeificado " (by Pr.Livingsthon Farias)

Certas passagens das Escrituras Sagradas nos marcam pra sempre e nunca deixam de fazer santos reboliços na alma. É assim com RM 12: 1, 2!!! Passei um precioso tempo com dois instrumentos de Deus. Duas Autoridades messiânicas que exercem seus ministérios em diferentes sinagogas, pregando o Cristo Ressurreto com ternura e conhecimento que não vi antes. Com isso, pude perceber graduadas nuances interiores, que pouco a pouco foram se transformando em nuances,clarezas, inputs, percepção e aprendizado sadio e de muita riqueza interior. Os dois, me ajudaram a desvendar e a entender certas riquezas do tão exaurido assunto vigente em todo o mundo... (PASTOREAR)

De um lado, pude reaprender que o Pastoreio tem absolutamente tudo a ver com Messianidade de Cristo, e em sua plenitude. As razões, os porquês, de que jeito, para quem?? Enfim... percebi no que eles disseram que, os líderes ocidentais transitam ambientes ainda confusos, quando o assunto é pastoreio!! Há quem diga que é expert no assunto!! Há também quem imagina que possui o melhor dos modelos,outros.. já acreditam que modelos são fundamentais, indispensáveis e sagrados para o escôpo do que se quer e se deseja efetuar. Ouvi deles, que nós, no ocidente, temos muito de feeling, talento, metas, tino para multiplicação. As duas décadas foram assim! Quem cresceu... como cresceu... porque cresceu... o que fez pra crescer, como agiu... e por aí foi a coisa. No ocidente, com poucas excessões culturais, a força da globalização operou em três instâncias favoráveis. Na Mídia, na imprensa, e na perestróica migratória e importada que produziu várias concepções para o nosso tempo. Apenas o povo é ele só, continuou apesar de tudo democrático. Mas, o povo é povo! E as vezes não tá nem aí com as esdruxulas posições que tomam os seus representantes, apesar dos prejuízos que lhes sobrevêm!

É impressionante que nas Escrituras Sagradas, em várias centenas de oportunidades Deus fala aos comandantes. Não obstante, Deus passa todo o tempo chamando o (seu) SEU POVO.. para Ele.

Ouvi dos meus amigos que no Ocidente os Líderes tem maior destaque do que o povo. Já no Oriente, o povo é culturalmente precioso, importante, relevante, acima até mesmo de seus comandantes. É... pelo jeito, vale mesmo a pena lembrar do adágio popular aqui no nosso país, que "O MELHOR DO BRASIL È O BRASILEIRO"

BIIINNNGGGOOO!!! Dá pra perceber que em geral, os comandantes estão em maus lençóis. No ocidente, prezamos formas, formulas, processos, estratégias e métodos! No Oriente é diferentemente contundente. Lá, observamos épocas, profecias, sinais, legados, mandamentos "Divinos" ,história, testamentos. No ocidente são estressadamente pontuadas questões corriqueiras em nome de aparentes profundidades!

Daí... a liderança oferece os cardápios de cada domingo, tais como: insistir... vencer...pedir... crer.. para receber...fé... e até que, ultimamente tem sido um pouco mais ousado e desfocado a coisa. Tem sido parte do cardápio, vitórias... declarar... multiplicar... decretar. Há um só pastor aqui no Brasil, que possui mais de 20 títulos de livros com o assunto de vitória. Os processos são infindos, haja visto que estamos no meio de um fuzuê, da temperatura causticante de uma proposta migratória que transformou as Salas de Escola dominicais, os grupos de estudos e meditação, os Púlpitos em cenário de conflituosa análise sobre parâmetros, caminhos, propostas e fundamentos do chamado G 12. Prova cabal que, nas ultimas inserções da imprensa evangélica já se pergunta sobre a durabilidade e presteza desse movimento.. seu perpetuísmo e lucro histórico.

De fato, o chassi do corpo de Cristo no Brasil tomou uma forte pancada nesse âmbito. Não fazem muitos dias em que, eu estava em uma comunidade no Rio de Janeiro, num culto cheio de Graça, enquanto o preletor, muito conhecido obtinha a Palavra para Pregá-la! O assunto era adoração e louvor. Até que ele, ao fazer menção da musica ungida que destruiria as forças de Babilônia, fez menção dos ritmos do MEU nordeste querido. Dos tambores, ritmos, levada, swing, batidas e isso me foi bastante constrangedor. Ele ligou o som da antiga Babilonia ao som que é feito lá no meio dos meus irmãos do olodum! Eu fui Missionário no nordeste há muitos anos... tenho queridos de Deus lá que são gente santa do Senhor. Logo fiquei pensando no Livro do (BRUCE OLSON) : "Por esta Cruz te matarei”.Onde ele enfatiza exatamente isso... se Deus é vivo e me ama, se Ele ama a minha cultura, porque ele não fala comigo em minha Própria língua natal??? No Ocidente, os cursos... simpósios, encontros, congressos, são integrados à completa volaticidade das agendas dos líderes, enquanto que, no Oriente, o Povo é a melhor faculdade que um Pastor obtém.

Sabe de um fato que me aconteceu? Eu estava em São Paulo, em um importante evento de líderes, numa importante igreja, com um importante grupo de irmãos.. tudo era importante alí! O preletor era importante... enfim, tudo, tudo importante!! Até que, quando em meio a um intervalo , eu participei de uma cena que jamais esquecerei. Uns 7 ou 8 Pastores estavam reunidos, e o assunto, pra variar, era (MODELOS) Todos, sem excessão, diziam de como suas Igrejas estavam... um disse: eu tenho um rebanho de 1.250 membros, e pretendo em dois anos chegar a 8.000 membros. O outro dizia: eu tenho um rebanho de 830. membros e quero chegar a 2.500 membros. Já um outro disse, o meu... o meu... o meu rebanho tem 750 membros e sinto que em três anos chegarei a 9 .000 ou 10.000 membros!

Na mesma roda tinha um senhor muito simples... rústico... negro... não tão cheiroso como os outros, e este era um pastor da África em Congo. E ele, com a fala portuguesa, disse: “Eu estou aqui para pedir ajuda, e oração... pois eu não sei o que fazer com rebanho de 48.000 pessoas lá na África, se vocês puderem orar por mim, serei grato a todos.”

BBBIIIIINNNNGGGOOO!!! Na lata dos caras, que ficaram com a testa caída junto com os soberbos queixos. Lembrando e parafraseando o artista e mulinha de Balaão brasileiro, o Chico Buarque : eu sinto que a "coisa por aqui ta preta!! Cada um realmente só cuida de si!!Muita mutreta para engolir a transação.. e a gente vai engolindo cada sapo no caminho, e pra todo o pessoal... adeus!!”

Não... não vai ser adeus. Vai ser Deus... que pedirá contas de tudo a todos nós!! O dia da cobrança vem por aí... por favor irmão, dê o seu jeito e cuide do rebanho segundo Deus, e não segundo o que você pensa!!

Naquele que não me deixará...

Pr. Livingsthon Farias.

6 Comments:

At 10:33 AM, Anonymous Simone da Fonseca said...

Nossa, pastor, que texto! Realmente, o negócio tah preto pro nosso lado! Penso que o evangelho tah meio, como poderia dizer, Capitalista demais por aqui!
Homens e mulheres desviando do foco! A simplicidade se perdendo!
Que o Senhor nos faça voltar a simpliscidade do evangelho, a crer que é DEUS e não métodos administrativos que fazem a igreja crescer!

 
At 8:33 PM, Blogger Caroline Nascimento said...

Pastoooooooor! Te achei! Sou a Caroline que foi para Jocum em 2002, lembra? Hoje resolvi lhe procurar pela net até encontrar e achei seu blogger. Só tenho a agradecer por tudo que fez por mim e me perdoe pela falta de contato. Se entrar encontato comigo irei lhe contando aos poucos minha história! Adicionarei seu blog no meu! Abraço e saudações a sua família!

 
At 12:00 AM, Anonymous Jumentinho said...

Fala sério, caracas meu pai. revolucionário não é o fato dos modelos somente mas, acima de tudo o foto do só pensar pra si e governar o rebanho como querem e não como são revelados. perai...revelados? isso ja não faz nem mais sentido no nosso tempo, pra ser revelado tem que orar, e isso ja tornou-se obsoleto em nosso tempo, pelas formulas milagrosas de crescimento fácil e rápido. Excelente meu cara pai. só aceito por conhecer seu testemunho e vida. Jumentinho.Pr.Luis

 
At 10:11 PM, Blogger adam brown said...

hello, i emailed you but got an error. anyway here's the reg cleaner i uses, this shit is good, don't stay without protection!

 
At 8:12 PM, Blogger adam brown said...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is

 
At 11:12 PM, Anonymous Jr.Ray said...

" a coisa por aqui tá preta!!" e "o que será que será?" O que estão planejando? Qual será a próxima moda "cristã" que fala de tudo, menos de Cristo? Um Grande abraço de um maluco do Ceará... JR. Ray

 

Postar um comentário

<< Home